O leitor competente:
- Sabe buscar textos de acordo com seu horizonte de expectativas, selecionando obras a partir de suas preferências;
- Conhece locais em que os livros e demais materiais de leitura se encontram (bibliotecas, salas de leitura, livrarias, editoras, etc);
- Frequenta espaços de mediadores de leitura (lançamentos, exposições, palestras, encontros com escritores);
- Identifica livros e outros materiais nas estantes, sabendo procurar o que lhe interessa;
- Localiza dados na obra (editora, local, data de publicação, prefácio, sumário, índice);
- Segue as pistas da leitura oferecidas pelo autor;
- Reconhece a estrutura da obra e preenche os vazios de acordo com a sua maturidade leitora e existencial;
- É capaz de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente diante deles;
- Troca impressões e informações com outros leitores;
- Integra-se em grupos de leitores e se expressa em diferentes linguagens o que leu;
- Conhece e se posiciona diante da crítica de livros lidos;
- É receptivo a novos textos, alargando seu gosto pela leitura e seu leque de preferências;
- Amplia seu horizonte de expectativas por meio de leitura desafiadora; têm consciência do seu crescimento como leitor e como ser humano, propiciado pela leitura.
COSTA, Marta Morais da, Metodologia do ensino da literatura infantil, Curitiba: Ibpex, 2007.
Fonte: Livros e afins