"Quem lê declara que viaja, descobre mundos diferentes, conhece histórias inspiradoras, aprende. Educadores afirmam que a leitura é ponto de encontro, aproxima pessoas, desenvolve a linguagem oral e escrita, desperta interesses, une grupos diferentes que descobrem afinidades entre si, amplia universos. A maior parte das crianças tem o seu contato com a leitura de forma obrigatória e associada ao único objetivo de "aprender algo". De cada 10 adultos brasileiros, 7 em média acham que ler é desnecessário. Muitas escolas estão despreparadas para desenvolver a leitura, que acaba associada ao esforço, obrigação e dificuldade, levando os alunos a perderem o interesse por ela.
Pais e professores tem impacto direto na atitude e no comportamento das crianças com relação à leitura. A maior parte dos bons leitores declara que é filho e aluno de pessoas que leem com prazer e os ajudaram a encontrar livros interessantes para ler e desenvolver o gosto pela leitura. O problema existe no mundo inteiro: na média, 3 de cada 10 adultos que aprenderam a ler e a escrever só conseguem entender textos muito curtos e simples. O problema da dificuldade com a leitura é menor nos países onde a Educação Infantil é mais desenvolvida e generalizada, e onde os pais e professores leem mais, alimentando com o exemplo o entusiasmo das crianças pela leitura.
Ações pela leitura para serem implantadas em casa: Pais, leiam para si mesmos e leiam em voz alta para seus filhos. Ofereçam material variado de leitura - para se divertir, para aprender, para passar o tempo - todos à disposição da criança. Incentive as atividades divertidas que exigem leitura, como: ler receitas, instruções de jogos ou instruções para a montagem de brinquedos, descoberta de curiosidades, charadas, revistas em quadrinhos e outras. Dedique um tempo diário para a leitura, ao menos 10 minutos, em que todos participem de um momento de prazer e não de obrigação. Encoraje a criança sempre que ela estiver lendo, ouvindo com atenção e interesse."
Professora Ana Maria de Andrade
Teresópolis/RJ